Etapas do Projeto
Antes de qualquer instalação do sistema fotovoltaico é preciso fazer uma análise completa do local em que ele será instalado. É verificado se o telhado ou estrutura de suporte é capaz de receber o peso dos painéis solares, se há sombreamento que possa prejudicar a geração de energia e se a inclinação do telhado é adequada para captar a luz do sol.
Além disso, é importante verificar se a instalação elétrica do local está em boas condições e se está de acordo com as normas vigentes.
Após a análise do local, o responsável técnico pelo projeto assina a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) com as informações do projeto e da instalação.
Em seguida, é necessário preencher a documentação exigida pela distribuidora, informando todos os detalhes do equipamento que será instalado e das condições do local que receberá o sistema.
Com a documentação completa, o processo é enviado para análise na distribuidora de energia elétrica. A resposta será o Parecer de Acesso emitido pela distribuidora, em que ela informa se o projeto está aprovado ou reprovado. Se aprovado, é necessário seguir para a próxima etapa.
Com o Parecer de Acesso aprovado, o processo de instalação dos equipamentos pode ser realizado.
Após, será necessária a solicitação de vistoria pela distribuidora de energia elétrica. Nesta etapa, um técnico conferirá se o que foi instalado no cliente está de acordo com o projeto enviado, além de verificar se toda a instalação elétrica está adequada à geração de energia solar.
Após a aprovação da vistoria é feita a troca do medidor de energia elétrica do cliente. Será instalado um medidor bidirecional, que faz a leitura da energia injetada pelo sistema fotovoltaico na rede nos momentos em que a força da geração fotovoltaica é maior que o consumo das cargas internas da instalação.
O medidor também faz a leitura da energia consumida da rede, a que é utilizada para suprir as cargas internas da instalação quando o sistema fotovoltaico não é capaz, por si só, de fornecer toda a energia necessária.


